Bruxelas
Introdução
A Estação Central de Bruxelas, localizada em Bruxelas, Bélgica, é a estação ferroviária mais movimentada da Bélgica e uma das três principais estações ferroviárias de Bruxelas. A estação é baseada principalmente no fluxo doméstico de passageiros. A Estação Central de Bruxelas foi construída em 1952. A Estação Central de Bruxelas tem 6 estoques e 3 plataformas insulares.
A Estação Central de Bruxelas é nomeada por sua proximidade ao centro da cidade, a apenas 10 minutos a pé da Grand Place. Apesar de sua localização estratégica, a Estação Central de Bruxelas é semelhante à estação de passageiros, não ao principal terminal ferroviário. Suas instalações são inferiores à estação principal da cidade, Bruxelles-Midi, enquanto os trens ICE e Thalys de e para a capital belga não param em Bruxelas-Central.
Plataforma
É a única estação da cidade que está passando. Portanto, se você viajar de trem no coração de Bruxelas e Amsterdã, entre Haia ou Roterdã, é melhor pegar o trem Intercity em Bruxelas do que pegar Salisbury. Em particular, o trem Intercity International de Bruxelas está agora diretamente conectado ao trem Intercity Amsterdam em Roterdã.
Na Estação Central de Bruxelas, a plataforma e o acesso de passageiros estão localizados no túnel (semelhante à estação de metrô), mas foram amplamente utilizados como parte da atualização no local recentemente concluída.
No entanto, trens frequentes partem rápida e continuamente de cada plataforma, portanto, tenha cuidado para garantir que você esteja no trem certo. Verifique se o indicador eletrônico de partida do trem está visível onde você está esperando na plataforma.
Como na maioria das outras estações belgas, a plataforma / estação de bilhetes não é particionada, em parte porque nenhum trem (incluindo trens InterCity) no centro de Bruxelas pode ser reservado. As pessoas tendem a se reunir no meio da plataforma, perto da saída da escada rolante na plataforma.
Portanto, se você estiver longe da multidão, será mais fácil embarcar no trem, o que aumentará suas chances de encontrar um assento. No entanto, a melhor opção é embarcar no trem da porta mais próxima à chegada e encontrar o assento mais rapidamente no trem.
Ao chegar de trem, se você tiver bagagem, vale a pena procurar uma escada rolante em cada plataforma, para que você não precise subir as escadas.
Por favor, verifique a placa com cuidado, pois existe um grupo de escadas rolantes que só podem entrar em outras estações e não podem entrar na saída. Quando você sair da escada rolante, estará no saguão inferior. Uma pequena escada fará com que a escada rolante vá direto para a rua, mas a escada rolante não irá diretamente para a entrada principal. Quando você sair desta saída, a entrada principal estará à esquerda.
Bruxelas - Guia da estação | Partidas e chegadas | Rotas populares