Zadar (EUA: ZAH-dar, croata: [zâdar]; veja outros nomes) é a mais antiga cidade croata habitada continuamente. Está localizado no Mar Adriático, a noroeste da região de Ravni Kotari. Zadar é o lar do Condado de Zadar e da região mais dálmata do norte. Em 2011, a cidade ocupa 25 quilômetros quadrados (9,7 milhas quadradas) com uma população de 75.082 habitantes, tornando-se a segunda maior cidade da Dalmácia e a quinta maior cidade do país.
A região de Zadar de hoje remonta às primeiras evidências da vida humana desde o final da Idade da Pedra, e muitos assentamentos remontam à Era Neolítica. Antes dos ilírios, a área era lar de povos mediterrâneos antigos com cultura indo-européia. As origens de Zadar remontam ao século IX aC e são o assentamento da tribo ilíria da Líbia Iader.
Em 59 aC, tornou-se a Iadera depois de se tornar a prefeitura de Roma. Tornou-se uma colônia romana em 48 aC. Durante o domínio romano, Zadar adquiriu as características de uma cidade romana tradicional com uma rede viária fixa, uma praça pública (fórum) e um edifício elevado do parlamento com templos.
Após a queda do Império Romano do Ocidente em 476 e a destruição de Sarona pelos ávaros e croatas em 614, Zadar tornou-se a capital do tema bizantino da Dalmácia. No início do século 9, Zadar foi brevemente governado pelos francos, mas os Pax Nicephori o devolveram aos bizantinos em 812. No século 10, os primeiros governantes croatas assumiram um breve controle da cidade. Em 998, Zadar jurou lealdade ao governador de Pietro Osio II e tornou-se vassalo da República de Veneza. Em 1186, colocou-se sob a proteção do rei húngaro e da croata Bella III.
Em 1202, os venezianos reocuparam e dissolveram Zadar com a ajuda dos cruzados. A Hungria o entregou ao rei Luís I da Hungria em 1358, recuperando o controle da cidade. Em 1409, o rei Ladislau I vendeu Zadar ao veneziano. Quando os turcos conquistaram o interior de Zadar no início do século XVI, a cidade se tornou uma fortaleza importante, garantindo o comércio veneziano no Adriático, o centro administrativo e o centro cultural do território veneziano da Dalmácia. Isso criou um ambiente no qual a arte e a literatura floresceram: durante os séculos XV e XVII, Zadar foi influenciado pelo Renascimento e produziu muitas figuras importantes do Renascimento Italiano, como George Ventura. (Giorgio Ventura) e Giovanni Francesco Fortunio, que escreveu o primeiro livro de gramática italiana, e muitos escritores croatas famosos, como Peter em croata · PetarZoranić, Brne Krnarutić, Juraj Baraković e Šime Budinić.
Após a queda de Veneza em 1797, Zadar foi governado pela Áustria até 1918, exceto durante o curto período de domínio francês (1805-1813), que ainda era a capital da Dalmácia. Durante o domínio francês, o primeiro jornal croata Il Regio Dalmata - Kraglski Dalmatin foi publicado em Zadar (1806-1810). No século 19, Zadar tornou-se o centro da cultura croata e do movimento renascentista nacional no contexto da identidade étnica cada vez mais dividida e politizada entre croatas e dálmatas.
Com a assinatura do Tratado de Rapallo Zadar em 1920, o tratado foi concedido ao Reino da Itália. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi bombardeada pelos Aliados e testemunhou a evacuação dos italianos. Em 1º de novembro de 1944, os guerrilheiros ocuparam a cidade. Em 1947, tornou-se oficialmente parte do membro federal croata da SRF, SR Croatia, cujas forças armadas o defenderam em outubro de 1991 das forças sérvias que tentavam apreendê-lo.
Hoje, Zadar é o centro histórico da Dalmácia, o principal centro político, cultural, comercial, industrial, educacional e de transporte do condado de Zadar. Zadar também abriga a Arquidiocese Católica Romana de Zadar. Devido à sua longa história, Zadar se tornou um dos destinos turísticos mais populares da Croácia e recebeu o nome de "Adriatic Entertainment Center" pelo Times e foi noticiado pelo The Guardian. Nomeada "a nova capital legal da Croácia". O portal da Bélgica, o melhor site de destinos da Europa, foi chamado de “Melhor Destino Europeu” após três semanas de votação on-line (mais de 288.000 votos). Em 2016, a UNESCO listou a cidade robusta de Zadar como parte do trabalho veneziano veneziano na Lista do Patrimônio Mundial. Defesa do século XV ao XVII: Stato da Terra - localizado no oeste de Stato da Mar em 2017.
Zadar - Guia, atrações, passeios, pontos turísticos | Trem de / para Zadar | Rotas populares